Dezembro chegou, faltam poucos dias para terminar o ano, e a maioria das pessoas ainda não conseguiu organizar a sua vida financeira. Se você é uma dessas pessoas não se assuste, pois, essa situação é comum entre a maioria dos brasileiros que ganham pouco, gastam muito e, consequentemente, acabam endividados.
No entanto, um novo ano se aproxima e com ele, surge uma nova chance de mudar esse costume e começar a reorganizar as suas finanças. É pensando nisso, que darei algumas dicas importantes para você começar o próximo ano sem se endividar.
Gaste menos no fim do ano - Para tentar começar o ano que está por vir em uma situação financeira melhor, é importante acabar este ano sem contrair dívidas novas. Por isso, o ideal é fazer as compras de Natal e de final de ano à vista, buscando comprar presentes que caibam dentro do seu orçamento. Em outras palavras, evite gastos supérfluos com os presentes de Natal e com as ceias de final de ano.
Coloque suas contas em dia - No final do ano, muitas pessoas recebem bônus, gratificações e o 13º salário. Se esse for o seu caso, é fundamental aproveitar esse dinheiro extra para pagar suas dívidas. Caso você não possua dívidas, é interessante usar esse dinheiro para pagar as despesas que estão por vir no começo do ano, como IPTU, IPVA e materiais escolares. Em outras palavras, é importante que utilizar esse dinheiro para começar o ano colocando as suas despesas em dia.
Cuidado com viagens e férias - É normal que a maioria das pessoas queira aproveitar as férias para viajar e se divertir com os amigos e a família. No entanto, é importante que antes de querer viajar, você faça um planejamento e avalie se a viagem é compatível com a sua atual situação econômica. Caso contrário, é melhor começar a se organizar para viajar somente no outro ano, quando tiver condições para isso sem comprometer o seu orçamento.
Planeje e corte os gastos desnecessários _ Fazer um planejamento financeiro e organizar as finanças é o primeiro passo para quem quer começar um ano melhor. Coloque no papel todas as suas despesas e estipule o que de fato é prioridade e o que não lhe fará falta no dia a dia. Somente assim, será possível identificar quais são os gastos desnecessários e cortá-los, evitando assim, o desperdício do seu dinheiro.
Portanto, para começar um ano sem se endividar e colocando as contas em dia, é fundamental que você tenha disciplina, sabendo cortar os gastos desnecessários e estipulando o que é de fato prioridade. Só assim, será possível começar um novo ano, com uma situação financeira nova.